segunda-feira, 10 de outubro de 2016

ROSSANA CANTARELLI [ ENTREVISTA ]



Olá meus queridos leitores. Tudo bem?
Vim trazendo para vocês a primeira entrevista aqui do blog, e nada mais justo que seja com a nossa primeira parceira. A querida Rossana Cantarelli autora de APENAS RESPIRE Rock e Perfume: Paixão no Ar.

(Veja a sinopse aqui)

Me: Olá Ro, tudo bem? Sou a Letícia do Blog Devorando Letras, e gostaria de fazer uma entrevista para que os leitores conheçam mais um pouco sobre você e sua obra.
Ro: Oi, gata linda. Adorei as perguntas.
Então, vamos às respostas.

1. Como surgiu a ideia de produzir o livro "Apenas Respire"? 
Eu sempre fui muito inquieta. Já fiz tanta coisa na vida (até saltar de paraquedas já saltei) e achava que estava num momento que precisava de um desafio. Foi então que resolvi escrever. No início, era somente uma história que foi se formando aos poucos na minha cabeça. No entanto, conforme ela foi pegando "corpo", meu marido me sugeriu mostrar para dois amigos nossos que são escritores. E eles adoraram e me incentivaram a publicar.

2. O livro é inspirado em algum momento de sua vida? 
Não em um momento da minha vida (quem me dera ter aventurado tanto como a Isabela!). Em setembro de 2014 fui ao show de uma banda que conheço desde a adolescência e fiquei encantada com os músicos. Então, quando decidi escrever, me inspirei nessa banda e no guitarrista para compor o personagem. Mas é tudo ficção.Absolutamente nada aconteceu de verdade. Em junho de 2016 consegui que o livro fosse entregue ao guitarrista da banda que me inspirou. Ele achou o máximo e mandou me agradecer. Quase surtei (risos).

3. Alguma das personagens tem a mesma personalidade que você? Qual? 
A Isabela é muito parecida comigo fisicamente (quando eu tinha 31 anos). Não me preocupei em lhe a minha personalidade, muito pelo contrário. Eu coloquei a Isabela em várias enrascadas (risos). Mas muitas atitudes dela, eu não faria. Mas é um livro. É ficção. Acho legal brincar com os personagens.

4. Qual foi a maior dificuldade que você encontrou para a publicação do livro? 
O acesso às editoras. Mas eu nunca procurei uma editora, na verdade, porque a Multifoco foi a única que mandei o manuscrito e eles aceitaram imediatamente. Também não precisei pagar para publicar. No entanto, o livro sai bem caro para mim e também não tenho divulgação. Tudo por minha conta. E acho bem cansativo.

5. Você tem novos projetos em mente? Se sim, conta um pouco sobre eles pra gente? 
A continuação do Apenas Respire está pronta, mas ainda não foi publicada. Tenho outro livro também já escrito que enviei para análise de uma editora. (Me: Já estou ansiosa)

6. Se seu livro fosse adaptado para o cinema, quais atores você gostaria de ver interpretando os personagens? 
Já pensei muito nisso. A Isabela gostaria que fosse a Grazi Massafera. O Jean eu penso no Reinaldo Gianecchini. O Fred no Paulo Gustavo. A Mila poderia ser a Sheron Menezes. Já o Luc Bellucce tinha que ser americano. Juro que não acho ninguém, até porque ele teve uma inspiração real. Quem você acha que poderia ser? (Me: precisamos encontrar haha)

7. Quais dicas você dá para quem quer iniciar a carreia de escritor? 
Eu acho muito difícil no Brasil viver de direitos autorais. Então, faça uma faculdade, ganha dinheiro e escreva. Se tiver sucesso, parabéns.

Quer deixar alguma mensagem?  :-)
Eu gosto de escrever sobre a vida como ela é. Por isso, não adianta moralismo, críticas, preconceitos, porque na vida a gente não tem tanto domínio. Às vezes a gente faz coisas muito erradas achando que está fazendo o certo. Tenho leitores muito jovens que ainda sonham com o príncipe encantado. Tenho leitoras maduras que ainda acham que o príncipe existe. Ninguém é perfeito na vida real, por isso eu quis escrever sobre personagens reais. A história da Isabela poderia ser de qualquer mulher de 31 anos. Qual a lição que quero passar? Que sempre corramos atrás da felicidade e que jamais devemos desistir dela.
beijos, amore
Ro

Amei as respostas, muito obrigada pela atenção Ro!!! :-)

Siga a autora:
Espero que tenham gostado. Bjs, e até o próximo post!

2 comentários: